Home / Bem Estar / Kinesio Tape: Você sabe o que é e pra que serve?
Kinesio Tape: Você sabe o que é e pra que serve?

Kinesio Tape: Você sabe o que é e pra que serve?

Uma nova técnica está sendo usada pelos esportistas. Confesso que assim como todo mundo, achei que dentro daquelas fitas coladas no corpo de alguns atletas, possuíam algum tipo de medicamento. A verdade é que essas fitas, do método Kinesio Taping (Kinesio Tape), não possuem nenhum tipo de medicamento, nem relaxantes nem nada. 

Mas não subestime o poder dessas fitas. Fabricadas totalmente em algodão, elas são elásticas, com cola adesiva e hipoalérgicas, portanto não irritam a pele. Esse método não é muito novo, não. Foi desenvolvida pelo Dr. Kenzo Kase há mais de 25 anos no Japão e tomou grande notoriedade mundial nas últimas olimpíadas, quando alguns atletas apareceram com elas coladas ao corpo. Muita gente ainda não sabe pra que ela serve, por isso decidimos fazer essa postagem com as dúvidas mais frequentes e suas respectivas respostas.

O método ajuda no processo de cicatrização de uma lesão? 
O fluxo linfático e venoso geralmente é restringido quando  o músculo apresenta edemas e inflamações devido a rigidez, lesão ou fadiga. A bandagem (Kinesio Tape) reduz consideravelmente a pressão sobre os receptores da dor e estimula o fluxo sanguíneo da região. Portanto, a resposta é sim. A Kinesio Tape é capaz de ajudar o processo de recuperação de lesões, facilitando o movimento correto e moldando o tecido lesado. 

O que ela previne? 
Cãibras e lesões, além de aliviar as dores no treino. Ao usar a Kinesio Tape, você aumenta a propriocepção, normalizando o tônus muscular e corrigindo posicionamentos inapropriados, estimula a ação dos receptores cutâneos e reduz a dor – fatores que auxiliam na prevenção de lesões musculares. Além disso, ela também estimula a liberação do ácido lático acumulado, portanto previne contra cãibras. 

Posso aplicar a fita em mim? 
Na verdade não. Existem técnicas diferentes para cada tipo de paciente, lesão ou finalidade do uso. Portanto procure um fisioterapeuta, ele poderá fazer a aplicação da maneira correta e evitará problemas futuros. 

Ela possui contra indicações? 
Sim. Se a pele estiver irritada, infeccionada, com algum tipo de alergia ou irritação, não se deve fazer a aplicação. Além disso, pacientes com trombose também estão restritos ao uso da fita elástica. 

Preciso tirá-la para tomar banho ou para me expor ao sol? 
Para tomar banho não é necessário tirar a fita, levando em conta que a fita é bem resistente. Porém, ela precisa ser trocada a cada 3 ou 5 dias. A exposição ao sol não é recomendada, uma vez que exposto a cola adesiva da fita tende a aderir melhor a pele e dificultar a remoção. 

Posso usá-la para melhorar meu desempenho? 
Sim! A aplicação da bandagem fornece um importante estímulo sensorial, normalizando o alinhamento biomecânico da articulação e proporcionando melhor comprimento e tensão dos músculos. Isso auxilia na precisão dos movimentos e reduz as micro lesões musculares. A aplicação da fita ainda pode ativar a musculatura, aumentando ainda mais o desempenho do atleta. 

Agora você já sabe pra que servem aquelas fitas coloridas, não é mesmo? E que tal visitar a nossa loja online e conferir nossos produtos? 



Via: Minha Vida, ecbahia, Acesso Cor

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicadoOs campos exigidos estão marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre Karoline Reis

Colaboradora na área de mídias Sociais da empresa Freecs, é apaixonada por esportes. Atualmente pratica Rugby e joga na posição de Central, numa equipe de Sevens amadora. Estudante de Publicidade e Propaganda, ela vê no blog uma oportunidade de exercitar a formação juntamente com a paixão.
Rolar para o Topo